16 de Julho de 2018
Na minha incursão mais recente por Gramado e Canela, tive uma experiência hoteleira no Varanda das Bromélias Boutique Hotel que me remeteu a um tanto de outras situações que vivi pelo mundo: as de hospedagens que envolvem arte e design. Dá para perceber que a proprietária do Varanda é uma apaixonada por arte, já que desenvolve trabalhos lindos em vidro e mantém uma loja charmosíssima dentro do espaço. Afora isso, o hotel é todo cuidadosamente decorado com peças assinadas e reserva algumas surpresas especiais dentro dos quartos para os hóspedes. Incluí o Varanda como o primeiro desta minha lista que é seguida por outros empreendimentos no Canadá, em Hong Kong, em Portugal e no México. Coloquei-o no topo da lista por ser o mais prático e acessível para uma fuga de final de semana, certo? Vamos a eles.
Varanda das Bromélias Boutique Hotel – Gramado: localizado na Serra Gaúcha, o boutique hotel já ganha meu coração por ter apenas 17 quartos, o que deixa a experiência bem intimista para os hóspedes. As acomodações são um tanto rústicas, com lareira e móveis de madeira, mas não deixam de lado o glamour de uma boa obra de arte. Os “espaços de banho” dos lofts levam a assinatura de artistas como Dali, Mondrian e Van Gogh e foram trabalhados dentro da temática. Sei que não tem nada a ver com arte (ou tem?), mas o café da manhã deste hotel foi um dos melhores que já provei na vida. Juro. Sem exageros.
Chatêau Frontenac – Quebéc City: Bom, estamos falando aqui de um dos principais atrativos turísticos de Quebéc, no Canadá: o Chatêau Frontenac. Trata-se de um verdadeiro castelo, com torres, salões de baile, mobília antiga e um livro de visitas que ostenta nomes como o da Rainha Elizabeth, Franklin Roosevelt e Alfred Hitchcok. Para retomar a história do prédio, que foi levantado para incentivar o turismo ferroviário no local, exposições com peças antigas estão à disposição dos hóspedes e parte da decoração original é mantida. São 611 quartos no hotel, pasmem, e há um museu interno com exposições de arte itinerantes. Dei a sorte de que, quando me hospedei por lá, estava sendo realizada uma exposição com originais de Salvador Dali, que amo. E o melhor, era gratuita para hóspedes.
J Plus by Yoo – Hong Kong: Quem acompanhou minha volta ao mundo sabe bem da treta com meu passaporte (acabaram as folhas) que me fez estacionar por 15 dias em Hong Kong, na Ásia. Uma das partes boas deste obstáculo em meio a viagem foi poder baixar a poeira da estrada no J Plus by Yoo. O hotel leva a assinatura do designer Philippe Starck e tem cada detalhe pensado para focar na arte e nas peças assinadas. Foi uma delícia poder “morar” por uns dias em uma casa toda trabalhada pelo artista francês, que é um dos mais renomados na área.
Farol Design Hotel – Cascais: Não tive a oportunidade de ficar hospedada neste hotel, mas apreciei um jantar inesquecível no The Mix, restaurante próprio da rede, com vista para o farol, é claro, e para o mar. O hotel tem como embaixadores a escultora Adália Alberto e o pintor Diogo Navarro, que cuidam de todas as obras de arte selecionadas para compor a decoração do espaço. Ah, e um detalhe: tudo isto fica dentro de uma mansão restaurada do século XIX.
W Mexico City – Cidade do México: Uma das referências no mundo para quando se fala em “hotel design” é a rede W. Já fiquei em um dos hotéis de Nova York também, mas a minha melhor experiência foi na sede da Cidade do México. As cores, as peças, cada detalhe do quarto e o charme do bar me conquistaram. Sou fã da rede W e recomendo sempre para quem gosta de decoração arrojada e modernidade. Se você é daqueles que prefere um casarão histórico, não arrisque, o futurismo é o lance aqui.
*Texto em formato branded contente para o projeto Blogueiros Viajantes e Varanda das Bromélias Boutique Hotel
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.