Siga o IDA e VOLTA no Instagram: @idaevoltaoficial

    Turismo de saúde: para corpo, mente e alma

    30 de Novembro de 2020

    Hoje, eu vou contar para vocês como eu fui parar naquele baita café da manhã do Hotel Casa da Montanha dividindo pão de milho e cuca de coco com o Papai Noel. Spoiler: tem a ver com turismo de saúde. Oi? Então, confesso que, apesar de me considerar uma viajante profissional, não havia ouvido falar de turismo de saúde antes de conhecer o Dr. Rodrigo Pazetto e sua Gramado Clínica de Olhos. Um apaixonado por viagem, assim como a gente, o oftalmologista, que vive em uma das cidades turísticas mais relevantes do Brasil, me apresentou o tema. Contou que turismo de saúde era uma tendência importante e crescia consideravelmente no país.


    Foi assim que me coloquei a estudar e aprendi que turismo de saúde é a ideia de alguém deixar a sua cidade e buscar auxílio médico em outro lugar, seja por capacitação dos profissionais, infraestrutura ou tratamento específico. No caso da Gramado Clínica de Olhos, este é um movimento crescente por conta do bloco cirúrgico dentro da clínica. E, claro, toda a paz e bem-estar que o clima da Serra e de Gramado sugerem. Com a demanda, surgiu uma ideia: criar uma parceria com uma das melhores redes hoteleiras da Serra Gaúcha, a Casa Hoteis, para trazer mais conforto e experiência ao turista paciente.

    E, então, fui testar esta novidade. Precisava fazer uma revisão e um exame específico (aliás, vocês sabiam que tratamento IPL para os olhos é ótimo para quem viaja muito de avião?) e já aproveitei para conhecer a parceria entre a Gramado Clínica de Olhos e a rede Casa Hoteis. Foram duas noites em Gramado e imersões em dois hotéis diferentes: Wood e Casa da Montanha. Vou contar um pouquinho para vocês:

     

    Hotel Wood 

    Este é para quem gosta de design, arquitetura, modernidade e um clima conceitual. Como o nome já diz, o Wood, é todo trabalho em madeira, com um clima boutique – são poucos quartos – e aquele rústico chique, sabe? A gastronomia é um capítulo à parte. O chef Rodrigo Bellora (vocês lembrar do Guaraipo, em Farroupilha?) é quem assina o cardápio e traz a proposta “farm to table”, ou seja da fazenda para a mesa. Os ingredientes são de produtores locais e os pratos muito autorais. Ah, e o bar de drinques é uma perdição para quem curte um gin tônica, tipo eu.


    Casa da Montanha

    Bom, eu visitei o Casa da Montanha na época do Natal, né? Bem no momento em que o hotel se transforma na Extraordinária Casa de Natal. O que isto significa? Significa que quando você coloca o pé no hall do hotel, a magia natalina impera. Cada detalhe é pensado para a melhor experiência. Biscoitos no quarto, toalhas bordadas com pinheirinhos, uma decoração de encher os olhos e uma trilha sonora de aquecer a alma. Além disto, são diversas atividades propostas ao longo do dia, como café da manhã com o Noel, entrega de cartinhas no escritório do Bom Velhinho e coro de boticários.


    A rede ainda conta com um terceiro hotel em Gramado, o Petit Casa da Montanha, que voltarei em outra oportunidade. E, os três, são parte da parceria entre a Gramado Clínica de Olhos e a Casa Hoteis. A ideia é ter diferentes opções para diferentes gostos, necessidades e bolsos. Então, já fica a sugestão para quem quer fugir do agito das grandes cidades ou, para quem vive em algum lugar com pouca estrutura: faça esta conexão. Além de cuidar da saúde, dos olhos e do corpo, ainda trata bem da alma e da mente com uma boa experiência de turismo e hospedagem.

    Siga a @fepandolfi no Instagram