17 de Novembro de 2017
Se você planeja visitar a Muralha da China, o que eu acho bastante óbvio para uma primeira viagem ao país, prepare-se para ficar um dia a mais em Pequim. A Muralha fica em um local a cerca de duas horas de distância da capital do país, mas, mesmo assim, ainda é melhor ficar hospedado por lá e garantir um tour no hotel com um guia que fale inglês ou espanhol - como ficar melhor para você. Dê aquela espiada básica no Weather Channel e garanta que o dia a escolher para o passeio seja o mais lindo, com o céu aberto e pouco vento. Tive sorte com os meus dias por lá, apesar do friozinho típico do outono (peguei -1ºC na minha estadia), o sol brilhou forte e as nuvens nem deram as caras.
Então, já que aqui estamos, falemos primeiro da Muralha da China:
A primeira dica fundamental é garantir que você compre o tour para visitar a parte da Muralha que é batizada de Mutianyu. É a mais distante de Pequim, mas a melhor conservada e com a vista mais bonita - além de ter, consideravelmente, menos turistas. Nesta região, o muro é cercado por 96% de área florestal, o que garante que, independente da estação do ano, a paisagem seja um deslumbre. É de tirar o fôlego.
O escorregador: Não é lenda, as pessoas podem descer a Muralha da China de tobogã, escorregador, ou como você preferir chamar. Para isso, ao chegar lá, você tem que garantir a compra do ticket para subir de teleférico e descer no tobogã que, na realidade, é um carrinho de rolimã em que você vai controlando a velocidade. Bem divertido!
Dicas extras: lá no topo, a escadaria é puxada. Vá de tênis e roupas confortáveis para a caminhada, não esqueça de levar água, chapéu e caprichar no protetor solar. Ah, se estiver frio, um bom casaco faz a diferença.
Pequim
A capital da China tem um montão a ser explorado e precisa também de tempo para o trânsito, que é intenso. Um dia tem que ser reservado para desbravar a Cidade Proibida, a Praça da Paz Celestial e o Parque Jing Shan - as três atrações são próximas. Prepare-se para encarar uma fila antes de entrar na região da Cidade, você vai passar pelo controle de segurança e precisa levar o passaporte. Observe também que nas segundas-feiras a atração não abre para os turistas. Não deixe de visitar o parque no final do passeio, tem a vista mais interessante da área e os jardins em um capricho só.
Wangfujing Street: é uma das ruas mais legais de Pequim! Além do calçadão com diversas lojas e restaurantes, aqui é onde se encontra a Snack Street, em que ficam as barraquinhas vendendo todo o tipo de comida possível e imaginável. Sim, é neste lugar que a turistada gosta de ir para tirar fotos dos escorpiões, grilos, besouros e cobras nos espetinhos. É uma experiência e tanto!
Palácio de Verão: a atração fica um tanto quanto longe do centro da cidade, mas é uma das mais visitadas por conta da arquitetura, dos jardins e da história relacionada às dinastias chinesas e sua área de lazer e descanso. Passeando por lá, é possível assistir a turma da terceira idade praticando tai chi chuan, jogando peteca ou dançando; circular pela réplica do canal de Suzhou e subir a Colina da Longevidade.
Templo do Céu: ok, confesso que não fui porque já estava "de boas" de templos depois de três meses e meio na Ásia. Mas para quem está de passagem pelo continente dizem que vale a visita, pois é o maior complexo de templos taoístas na China. Nada mal.
E os pandas? Bem, eu queria muito, muito, ver um panda, admito. Mas o habitat natural deles é no sul da China, especificamente em Chengdu, onde fica aquela reserva enorme em que é possível até pegar os bebês no colo e abraçar um urso adulto. Essa, sim, seria uma experiência bem bacana e que ainda quero realizar. A segunda possibilidade de encontrar os ursinhos mais fofos deste mundo era no zoológico de Pequim, mas confesso que acho zoo meio deprê e não quis. Preferi guardar a expectativa para a próxima vez que voltar para o país. Para quem curte, taí a dica: guardar um dia para o zoológico, que é o maior da China, aliás.
Obs: não deixe de passar no post de Dicas de Shanghai e Xian para pegar todas as sugestões do pré-viagem para a China, ok?
Have a nice trip!
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.