Pinguim apresenta: o match da Caroline e do Filipe

10 de Março de 2022

Filipe é bom de conhecer pessoas. Isso é um fato. Bastaram alguns quilômetros de escalada rumo ao topo da Table Mountain, na Cidade do Cabo, para fazer um amigo novo proveniente de Israel – além da que já o acompanhava – e querer tirar uma fotografia para guardar de recordação. Foi aí que ele bateu o olho na Caroline, aguardando a despedida do sol, momento épico para ser apreciado em uma das sete maravilhas do mundo. A nossa brasileira não havia realizado a trilha por falta de companhia, sentiu-se insegura e acabou acessando o atrativo turístico pelo bondinho. (Rá, se naquela época a Carol tivesse conhecido o Pinguim, aplicativo que conecta viajantes com o mesmo propósito, talvez o trajeto teria sido diferente.)

 

“Can you take a picture?”, falou ele quebrando aquela solitude. Prontamente, ela se aprumou para o registro, com toda a cordialidade que é natural entre os viajantes, e o papo fluiu. Carol contou que vinha do Brasil para passar um mês na África do Sul, sendo boa parte do roteiro realizando trabalho voluntário com crianças soropositivas, e ele dividiu que sua origem era Portugal, que estava em uma volta ao mundo, mas reparou que, coincidentemente, os destinos escolhidos pelos dois dentro do país africano se assemelhavam. Bastou o pretexto para que se encontrassem outras vezes e a amizade evoluísse para algo mais forte, transformando a parceria de viagem e programações em um romance solidificado pela estrada.

 

A partir daí, a jornada solo virou em casal. Teve safári compartilhado, rotina de mochileiro a dois, contas divididas, perrengues e descobertas vividos em conjunto, tudo com o tempero surpresa de um affair proporcionado pelo caminho. Só que chegou a hora da despedida. Não adianta, este é o ônus do viajante. E apesar dos convites insistentes de Filipe para levar Caroline na mochila, os compromissos a esperavam na terrinha e o adeus foi com aquele aperto no coração com vontade de alguns quilômetros a mais.

 

Sorte que o ano era 2019 e a tecnologia já era um elemento bem presente por estas bandas. O relacionamento seguiu virtual por um período e a chegada da pandemia foi um motivo coerente para que Caroline arrumasse as malas novamente e rumasse a Portugal. O destino foi um vilarejo no interior de Coimbra para morar com o “gajo” e compartilhar a rotina, a casa, e até conhecer os familiares do parceiro. Uma imersão cultural e pessoal. Só que a estrada parou. E quando a estrada para, as coisas mudam. Sei bem disso. E com o tempo, ambos entenderam que o que buscavam para o futuro não se encontrava no futuro.

 

Dois meses depois, a história da Carol e do Filipe teve um desembarque, é verdade. Cada um para o seu lado. Mas ambos recordam com carinho do trajeto vivido juntos e Carol – apesar de já estar novamente comprometida – dá a deixa para os viajantes solo: “acredite na estratégia “take a Picture” é sempre uma boa desculpa para conhecer pessoas e puxar um assunto”. Quem sou eu para dar no contra? Fica a dica.

Siga a @fepandolfi no Instagram