O Instagram me bloqueou e agora?

10 de Março de 2020

Se você está passando por essa situação desesperadora de tentar se comunicar com o Facebook ou Instagram – ambos são a mesma empresa, lembrando – eu tenho uma boa e uma má notícia.

A má é que dificilmente você irá conseguir contatá-los diretamente. É muito difícil ser atendido por um humaninho na firma do tio Zuckerberg. A boa é que, se você de fato não fez algo errado, a situação deve se resolver. O tempo? Difícil mensurar. Os meios? Também. Mas, vamos lá, se você acordou (porque as pessoas acordam e abrem diretamente o Instagram) e deu de cara com uma mensagem na tela do login do seu Insta de que você foi bloqueado por violar os termos de uso da rede social, prepara que lá vem bomba. Aguenta aí e espera o email do Facebook ou do Instagram entrar na sua caixa e entre no help center da rede para preencher um formulário pedindo o seu reingresso. Você pode ser prontamente atendido (neste caso, provavelmente você só terá que enviar fotos dos seus documentos e provar que você é você) e ter a conta normalizada em 48 horas, ou ter o seu caso engavetado.


Se chegar até esta situação, o jeito é buscar apoio jurídico. O primeiro passo é notificar o Facebook e entregar o documento em mãos – sim!!!!- no escritório em São Paulo. Não obtendo sucesso, entre com uma ação. Aí, é praticamente certo que a rede volta a funcionar – o tempo de espera é indeterminado. O que se passa é que a ação é uma espécie de triagem do Facebook para entender que é um caso realmente importante e que precisa ser observado mais de perto.


Para conseguir um diálogo com o Face/Insta, a melhor maneira é pelo chat da conta business do Facebook, disponível para anunciantes do canal. Se você não é um anunciante relevante ou não conhece alguém que pode ajudar, esqueça, sem chat para você. Volte uma casinha e aposte nas opções acima.

Minha conta foi hackeada e agora?


Se você assistiu ao vídeo acima, já sabe que meu Instagram foi bloqueado pelo seguinte motivo: meu Facebook foi hackeado e anúncios impróprios foram feitos via gestor de negócios da minha página comercial. Com isto, minha conta de Instagram, que estava associada ao Face, foi retirada do ar.


Tratar com a situação de “hackeamento” é mais fácil do que com o bloqueio. O motivo é óbvio: você não fez nada de errado e é vítima de um crime digital. Sendo assim, quando perceber qualquer movimentação estranha na sua conta, informe ao Facebook – que pedirá confirmação de dados e envio da foto de identidade - e proteja sua conta.

Importante: antes, tenha certeza de que o “parasita” não está mais logado na sua página. Como? Pega essa dica:

1. Acesse as Configurações de segurança e login ao clicar em no canto superior direito do Facebook e em Configurações > Segurança e login;
2. Role a tela para baixo até Onde você se conectou e clique em Ver mais;
3. Role a tela mais um pouco e clique em Encerrar todas as sessões.

Com esse procedimento o Facebook irá deslogar automaticamente em massa de todos os dispositivos que ele já logou, e para conseguir acessar novamente, seria necessário fazer um novo login.

Após esse procedimento você pode ativar a Autenticação de dois fatores para concluir o procedimento de segurança. Com isso, o invasor só irá conseguir logar na sua conta, realizando a autenticação que só pode ser feita por você.

O que é e como fazer a autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores é um recurso de segurança que ajuda a proteger sua conta e senha do Facebook. Se configurar a autenticação de dois fatores, você deverá inserir um código de login especial ou confirmar a tentativa de login sempre que uma pessoa tentar acessar o Facebook usando um navegador ou dispositivo móvel que não reconhecemos. Você também pode receber alertas quando uma pessoa tentar entrar na sua conta usando um navegador ou dispositivo móvel que não reconhecemos.


Para ativar ou gerenciar a autenticação de dois fatores:

1. Acesse as Configurações de segurança e login ao clicar em no canto superior direito do Facebook e em Configurações > Segurança e login;
2. Role a tela para baixo até Usar autenticação de dois fatores e clique em Gerenciar;
3. Escolha o método de segurança que deseja adicionar e siga as instruções na tela.

Ao configurar a autenticação de dois fatores no Facebook, você precisará escolher um dos dois métodos de segurança:

*Códigos de login de um aplicativo de autenticação de terceiros.
*Códigos de mensagem de texto (SMS) no seu celular.

Será necessário configurar pelo menos uma dessas opções para usar a autenticação de dois fatores. Depois de adicionar os códigos de mensagem de texto (SMS) ou um aplicativo de autenticação de terceiros à sua conta, também será possível configurar alguns dos métodos opcionais abaixo:

*Aprovar a tentativa de login usando um dispositivo que reconhecemos.
*Usar um de seus códigos de recuperação.
*Tocar na chave de segurança em um dispositivo compatível.


Ufa, tudo anotado?? Lembre-se também de autenticar a verificação de dois fatores no próprio Instagram!

Proteja-se e seja feliz usando as redes direitinho sem violar os termos, viu?

Siga a @fepandolfi no Instagram